domingo, 24 de novembro de 2013

Banias a cidade mais pagã nos tempos de Jesus em Israel



Israel é conhecida nos tempos antigos como o país que Deus escolheu para enviar Jesus aos homens.  Todos nós conhecemos sua história, desde Abraão, passando por José do Egito, destacando, os profetas e finalmente a criação do povo judeu, com as 12 tribos. Era considerado o lugar mais crente da face da terra, já que o judeu foi um povo escolhido por Deus.
Ruínas esculpidas no Monte Hermon

Mas poucos conhecem o lugar mais paganizado da época em toda Israel que é Banias (em árabe Panias). Era adorado o deus Pan, que é o deus dos bosques, dos rebanhos e dos montes. Havia sacrifícios de bodes e os restos eram enterrados próximo do templo de Pan, Outro templo era em homenagem à "deusa da vingança" (Nemefis), e um terceiro ao "deus Zeus".
 Herodes I ajudou a erigir tais templos e deu a cidade de presente a seu filho Filipe II, que em homenagem ao imperador romano César Augusto, chamou de Cesarea de Filipe, nos tempos de Jesus.
Aqui nasce o Rio Jordão, no Monte Hermon


Se você está no lago Genezaré, ao norte de Israel e quer ir até Banias é muito fácil: são em torno de 40 km de estrada asfaltada, entre colinas, ladeando o Rio Jordão, até chegar a Banias, onde verá as ruínas dos templos e ali estão as nascentes do rio. No sopé do Monte Hermon, em meio à rocha, ainda hoje brota água pura, que, unindo-se a outras vertentes forma o famoso rio Jordão, palco de tantas lutas e glórias no passado e no presente. Digo presente, pois estas vertentes foram um dos motivos da guerra de Israel contra a Síria e Egito em 1967. Havia projetos da Síria e da Jordânia para desviar o leito do rio para diminuir a seca naqueles países, carentes de água. A região foi invadida por Israel, incluindo parte do Monte Hermon e parte das montanhas de Golan, palco da guerra de 67, vencida pelos israelenses.
A água do Rio Jordão é pura

Desde então, Israel tomou posse de uma grande extensão de terra, de grande importância militar, econômica e social, pois o Líbano dista apenas 20 km de Banias e Damasco, a capital da Síria, outros 60 km. Para Israel, o Rio Jordão é fundamental para sua agricultura irrigada que, cuja água canalizada vai a todo o país. Na região de Banias, cujo vale se chama Hula e na região do Vale do Rio Jordão, estão os maiores kibutz e empresas rurais responsáveis por toda a agricultura e fruticultura do país. As frutas de Israel são exportadas para diversos países.
O Monte Hermon

          O Monte Hermon com seus 1224 metros de altitude é uma preciosidade turística, pois neste país desértico, o monte oferece pistas de esqui, em meio a neve no inverno. O parque de Banias é extenso e inclui as ruínas dos templos esculpidos na rocha do Monte Hermon. Foram construídos há mais de dois mil anos atrás. No ano 1000, os cruzados erigiram igrejas cristãs e posteriormente, foi uma cidade habitada por árabes.
O altar dos deus Pan

Para nós cristãos há outro motivo. Ali, andou Jesus e nesta ocasião testou Pedro e os discípulos, perguntando quem Ele era. Pedro disse: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo (MT 16.13-20). Ali, na cidade mais paganizada de Israel, em meio aos deuses, Cristo reafirma sua divindade, como o Salvador, o Messias. Cristo em grego (Christós) quer dizer o Ungido, o Messias. Pela primeira vez, pronuncia-se a palavra Cristo. E o que Jesus respondeu a Pedro? “Bem-aventurado sois, Simão, filho de Jonas, porque não te revelou isso carne nem sangue, mas meu Pai que está nos céus”.
Esta cidade está fora do roteiro dos peregrinos que acorrem a Israel.




Um comentário: